Organizações de Produtores Florestais fundadoras
A certificação da Gestão Florestal Sustentável (GFS) tem sido uma caminhada coletiva desafiante dos gestores e titulares privados em resposta às preocupações da Sociedade. Pela intervenção concertada, as equpas técnicas têm vindo a ser capazes de incutir melhorias à escala regional em respeito às orientações da gestão florestal.ā As quatro Organizações de Produtores Florestais (OPF) fundadoras têm também vindo a renovar os serviços de extensão com conhecimentos mais actuais e inovadores, motivando a manutenção da actividade silvícola na região pelos proprietários mais velhos e com parcelas menores pelos doze concelhos do Oeste.
A FLOREST - AssociaĆ§Ć£o dos Produtores AgrĆcolas e Florestais da Estremadura - Ć© uma entidade sem fins lucrativos, criada em Dezembro de 2003, cuja sede oficial se encontra localizada nas instalaƧƵes da AgroCamPrest, em Arruda dos Vinhos. Contamos ainda, para alĆ©m da sede oficial, com uma DelegaĆ§Ć£o no Concelho de Mafra, fruto da nossa contĆnua expansĆ£o.
Criada em 2003, conta jĆ” com cerca de 250 sĆ³cios, a Ć”rea de intervenĆ§Ć£o da APFCAN insere-se em 18 freguesias do concelho de AlcobaƧa e 3 freguesias do concelho da NazarĆ©, num total de 49 055 hectares. No concelho de AlcobaƧa actualmente apenas 40% da Ć”rea total estĆ” afecta Ć actividade florestal, sendo a floresta a ocupaĆ§Ć£o de solo mais importante no Norte do concelho, onde as Ć”reas de pinheiro bravo sĆ£o predominantes.
APAS Floresta - AssociaĆ§Ć£o de Produtores Florestais foi criada em 2003 e tem como principal objectivo a defesa e promoĆ§Ć£o dos interesses dos produtores e proprietĆ”rios florestais e o desenvolvimento de acƧƵes de preservaĆ§Ć£o e valorizaĆ§Ć£o dos ecossistemas florestais.
Temos como principal Ć”rea de intervenĆ§Ć£o a regiĆ£o Oeste, abrangendo 23 concelhos, contudo, com a expansĆ£o do Grupo de GestĆ£o Florestal Certificada da APAS Floresta temos actuado noutras zonas como, OurĆ©m, Leiria, Santiago do CacĆ©m e Odemira.