top of page

Sistema de Gestão Florestal da Região "Oeste e Grande Lisboa"

O Sistema de Gestão Florestal da Região do "Oeste e Grande Lisboa" consiste numa dinâmica humana de certificação regional para certificar a gestão proprietários e gestores florestais no âmbito de unidade coletiva identificada como "Região" (e não como entidades individuais) para melhor valorizar os seus produtos e serviços sob os requisitos da NP 4406 "Sistemas de gestão florestal sustentável - Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável". A certificação florestal comprovao cumprimento das boas práticas na exploração, conforme norma reconhecida internacionalmente. Trata-se de um reconhecimento por uma parte independente (entidade certificadora) da gestão responsável que é praticada protegendo assim o valor económico, social e ambiental que a floresta oferece.

Como Funciona?

A AFLOeste - Associação Interprofissional da Floresta do Oeste foi constituída a 11 de março de 2010 em resposta ao desafio da certificação regional lançado pelos demais parceiros da fileira. O Sistema de Gestão Florestal da Região do Oeste - NUT III, é reconhecido em 2015. A unidade de gestão florestal - UGF deste certificado regional é composta pela soma dos espaços florestais dos nossos aderentes e sempre de regiu pelo PGF.ROL conforme disposições normativas da NP4406 do PEFC Portugal articuladas com os instrumentos setoriais de planeamento.

Nesta Primavera de 2025, expandimos o nosso âmbito geográfico para partilhar esta decana experiência com os silvicultores responsáveis e ativos da nova Grande Lisboa - NUT II, sob égide de uma norma recentemente revista. E, os associados da AFLOeste assumiram um compromisso coletivo a longo prazo com a Gestão Florestal Sustentável nesta nova realidade geográfica do PGF.ROL - Plano de Gestão Florestal da Região do "Oeste e Grande Lisboa"

As metas estão a ser redefinidas para cumprimento dos objetivos preconizados pela Direção, após auscultação de Partes Interessadas, conformidade requisitos associados aos critérios e indicadores do Anexo A - Requisitos para o planeamento da gestão florestal sustentável. Esta aposta estratégica coletiva foi consubstanciada sob as várias opções de gestão florestal disponíveis aos gestores de cada exploração que, com o aconselhamento dos técnicos, estabelecem as suas opções de gestão em rigoroso cumprimento dos requisitos do SGF.ROL.
 

Somos responsáveis por implementar os requisitos da NP4406 em dedicado espírito de melhoria silvícola contínua do nosso desempenho coletivo. As intenções e os princípios que regem esta ação coletiva estão declarados no capítulo Politica Florestal do PGF.ROL

Agregados os interesses dos associados e dos Membros aderentes (tantas vezes "sem voz" no Xadrez Silvícola nacional) conquistaremos "Juntos  por um Legado Agroflorestal Responsável e Ativo" as metas em prol dos objetivos preconizados, em resposta aos principais desafios europeus. Mas, só com instrumentos justos e viáveis para as comunidades que vivem de, para e na floresta, será possível a transfiguração agroflorestal deste "mosaico comum" dos nossos bisnetos.

EsquemaAFLOeste.png
Planta_Localizacao_ortofoto2-1.jpg
SGFRO_AREAS_202411_edited_edited.png

Centro Municipal Florestal de Torres Vedras       R. Major Dr. Aurélio Ricardo Belo, 47       2565-480 Maxial - Torres Vedras

bottom of page